sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estudando a Pixel art

Há tempos um amigo começo uma pesquisa sobre a estética dos jogos de vídeo games 2D, começando pelos jogos muita limitação gráfica e observando como os designers resolviam as questões de personificação de personagens e ambientação, tempos românticos esses... Enfim, a muito que dizer sobre a estética dos games.

Ao mesmo tempo nos últimos anos alguns artista vem resgatando essa estética como uma alternativa, a chamada Pixel art. Adimiro muito esse tipo de arte, pois ela trata da relação das cores, a contrição da imagem através dos símbolos, questões abordadas por todas as vertentes da arte dos impressionistas até os minimalistas, que se tornam mais uma vez uma questão moderna de construção de imagem.

Quando comecei a minha pesquisa sobre Pixel art, observei essa relação da imagem com o universo virtual das telas do monitor, pois a maioria dos trabalhos de Pixel art eram destinados a contemplação nesse universo virtual. Então resolvi iniciar uma aplicação no mundo físico através das artes urbanas de intervenção, o Sticker. Quando fiz o primeiro miquitório, e uma roleta de ônibus. Então resolvi mexer as proporções do signo, quando comecei a pesquisa do "macaco de intervenção" onde aplicaria a imagem de um macaco verde em dois tamanhos diferentes, um de 15 cm que virou um adesivo e outro de 3 metros de altura feito com blocos de isopor aplicado numa parede vazada na Escola de Belas Artes de UFRJ. A imagem continua virtual, mais numa conotação diferente, já que a arte trata de ilusões. Ainda ha muito a se dizer sobre a Pixel arte, depois arrumarei mais a melhores palavras sobre essa vertente e minha pesquisa, ela continua.

5 comentários:

Melhor Suplemento disse...

Sou fã dessas tuas intervenções, cabra!
Acho que vi uma das primeiras, UM OLHO EM STICKER NUM GRAFITE.

Muitas pessoas trazem a Pixel Arte pro mundo "não virtual"? (no sentido de urbano, lohgico... não quero fomentar maiores questionamentos filosohficos sobre a virtualidade da arte, NÃO AGORA).

BuDeGa disse...

Grande Rodrigo!

Já vi algumas intervenções urbanas através da pixel arte, porém não sei citar nomes dos caras. Coisas bem bacanas mais ainda rara comparada com outros meios de "Stree Art", afinal o pixel é mais um meio e a rua mais um suporte, as possibilidades são incontáveis!

Érica Souza disse...

oie....querido dindinhu achei seu blog....te add lah no meu e vou te seguir a partir de agora...
e este se tornará mais um meio de te perturbar...hehehe...
quanto a pixel art...já tinha visto no teu orkut...e adorei...nossa não tinha nem idéia da dimenção que esse macaco aí tinha...putz, 15 mestros....caraca...nem imaginava...
^^
bju..

Erika Nascimento disse...

Tem que botar à arte na rua mesmo seu preguiçoso...rsrs!!
Quero ver uma intervenção sua no Donana hein.
bjss

branco black disse...

Eu como conheço o teu trabalho deis dos primórdios, tipo de manifestação artística variadas, entre elas descer as escadas da escola mandado best boys, meu irmão acho que tu tem talento pra caralho, desculpe o palavreado, e acho que tu arrebentaria no pixel arts, abração........